QUEM SOMOS

A APOIA – Associação Paranaense dos Organismos de Inspeção Veicular – é uma organização sem fins lucrativos que representa todas as empresas de inspeção veicular acreditadas no estado do Paraná. Criada em 2010, a APOIA tem como objetivo difundir a importância da inspeção veicular regular como forma de garantir a segurança no trânsito, além de ser uma importante aliada no controle dos níveis de poluição sonora e do ar nas cidades paranaenses.

Segundo o artigo 106 do Código Brasileiro de Trânsito Brasileiro, os veículos modificados precisam fazer inspeções periódicas no INMETRO ou em empresas credenciadas pelo órgão. Todas as empresas de inspeção veicular estão, portanto, subordinadas à legislação de trânsito, CONTRAN, DENATRAN e ao INMETRO, que é o órgão que reúne todas as especificações capazes de atestar a qualidade de um produto ou serviço.

Com base em Curitiba e com atuação em todo o estado, a APOIA representa atualmente 100% das empresas de inspeção acreditadas pelo INMETRO e licenciadas pelo DENATRAN no Paraná, que hoje somam 31 empresas.

A APOIA também integra grupos de trabalho na área de trânsito e transportes que têm como objetivo a revisão de normas e portarias visando à melhoria do sistema de inspeção veicular no Brasil e em outros países do Mercosul.

A associação participa ativamente do CTAV – Câmara Temática de Assuntos Veiculares do CONTRAN – tendo o vice-presidente da APOIA, o engenheiro Rubem Melo, como seu representante.

CONHEÇA NOSSA DIRETORIA

Presidente: Everton Pedroso

Vice Presidente: Daniel Ariede

Secretário: Tiago da Silva Jordão

Tesoureira: Mariangela Fernandes Martins Gonçalves

Conselho de Ética: Rubem Penteado de Melo | Adriano | Luiz Rasera | Eudes Klockner Matte

Conselho Fiscal: Rafael Ricardo Lange Prado | Luiz Guilherme Graboski | Alexandre Schuchowsky

Diretora de Comunicação: Lilian Hedler

Assessoria de Imprensa: Estilo Editorial Comunicação – estiloeditorial.com.br

Assessoria Jurídica: Fernanda Kruscinski – OAB/ SC 35.553

 

COMITÊ TÉCNICO APOIA

Segurança Veicular:

Rafael Ricardo Lange Prado – Perfectta Inspeções Veiculares – Foz

Bruno de Azambuja Monguilhott – SEVEL Inspeção Veicular. – Pinhais

Rubem Penteado de Melo – Transtech Ivesur Brasil Ltda.

Produtos Perigosos:

Thiago Jordão – Araucária Inspeções Ltda. – Araucária

Rubem Penteado de Melo – Transtech Ivesur Brasil Ltda.

 

DOCUMENTOS

Ata de Assembleia Geral

Código de Ética

Estatuto da Associação

Manual do Associado

Manual da marca

Everton L. Barbosa Pedroso é formado em Administração pelo Centro Universitário do Brasil (Unibrasil) e técnico em eletromecânica. Atualmente, ocupa a presidência da APOIA – Associação Paranaense de Organismos de Inspeção Acreditados e está à frente da Diretoria de Compras da Federação Nacional dos Organismos de Inspeção Veicular (FENIVE).  Também é membro representante da FENIVE no Subgrupo de Trabalho 3 – SGT3 – Preparatório do Mercosul e diretor comercial da Sevel – Segurança Veicular Paraná.

Rubem Penteado de Melo é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre e doutor na área pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Membro titulare da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Melo é autor do livro Amarração de cargas e foi contemplado com o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito em 1996, melhor trabalho do Simpósio no Internacional de Engenharia Automotiva (SIMEA) em 2005 eo “bestpaper” no 4.º Colloquium Internacional de Suspensões e Implementos Rodoviários SAE – Brasil em 2006. Membro do Comitê Técnico APOIA

Rafael Ricardo Lange Prado é formado em Engenharia Mecânica pelo Parque Tecnológico de Itaipu, de Foz do Iguaçu (PR). É diretor geral e responsável técnico na Perfectta Inspeções Veiculares. Membro do Comitê Técnico APOIA

Ediley Francisco Antoniolli é formado em Engenharia Mecânica pela União Dinâmica das Cataratas (UDC), emCiências pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel (Fecivel) e especializado em Tecnologia do Gás Natural pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). É diretor na Antoniolli Inspeções Veiculares e conselheiro da APOIA – Associação Paranaense de Organismos de Inspeção.

Daniel Guimarães Ariede é formado em engenheira mecânica automobilística pela Faculdade Engenharia Industrial (FEI) e pós-graduado em gestão empresarial pelo IBMEC. Atua como gestor e responsável técnico há mais de 15 anos na área de inspeção de segurança veicular e participou de comitês técnicos no INMETRO e FENIVE (Federação Nacional dos Organismos de Inspeção). Atualmente ocupa a função de tesoureiro da APOIA – Associação Paranaense de Organismos de Inspeção..

Felipe Sgarbossa Alves é formado em engenharia mecânica pela UDESC e pós-graduado em Planejamento e Gestão de Negócios pela Universidade Positivo. É coordenador técnico na Sevel Segurança Veicular Paraná Ltda.

Bruno de Azambuja Monguilhott é formado em engenharia industrial mecânica pela Universidade do Vale do Itajaí e tem especialização em Gestão de Projetos pela PUC-PR. Com ampla experiência técnica na área de inspeção veicular, atualmente é o Responsável Técnico da AFD Inspeções Veiculares.

Thiago da Silva Jordão é técnico em Mecânico pelo FAETEC-RJ, Graduação em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Souza Marques (FTESM); experiência de 7 anos em inspeções de Segurança Veicular e em Veículos / Equipamentos que transportam produtos perigosos. Atualmente é Gerente Técnico e Operacional da Araucária Inspeções e também membro do comitê técnico da APOIA.

Fernanda Kruscinski é bacharel em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com pós-graduação em Direito Administrativo e cursos de especialização em Processo Administrativo e Processo Legislativo. É advogada no escritório Fernanda Kruscinski Advocacia e Consultoria e assessora jurídica da APOIA – Associação Paranaense de Organismos de Inspeção – e da ACOI – Associação Catarinense dos Organismos de Inspeção Acreditados.